Home / Home / Volta as aulas!!!!

Volta as aulas!!!!

 

Semana passada meu telefone quase explodiu de tanta mensagem no whatsapp me perguntando: “nutri o que eu mando de lanche para meu filho na escola?”

Quando voltam as aulas é uma correria louca, comprar o material escolar, voltar a rotina escolar é sempre um desafio. Desafio ainda maior quando você quer que seu filho mantenha uma alimentação saudável na escola também. Como fugir da praticidade do biscoito com “cheiro de chulé”, dos sucos de caixinha ou pior, como concorrer com as cantinas que vendem pizza, refrigerante e salgadinhos na escola?

Enviar lanches saudáveis para seu filho comer na escola é importantíssimo, pos ele vai se adaptar a rotina de uma alimentação constantemente saudável e não irá crescer com aquela idéia de que comer bem só em casa, na “rua pode comer besteira”. Outro ponto muito importante é que na fase escolar a criança precisa estar bem nutrida para cumprir todas as suas atividades, para que o cérebro tenha capacidade de aprender e fixar as novas informações e para que o corpo possa crescer de forma ideal.

O problema é quando falamos de lanches saudáveis logo vem a mente algo trabalhoso, complicado, que não encaixe a realidade da mãe que trabalha fora, algo que seja caro ou pior…nada apetitoso! Minha maior dica é atrelar a praticidade com a criatividade!

Obviamente vamos buscar as opções mais naturais possível, nada de industrializados. Também não é necessário mandar na lancheira do seu filho inhame cozido e água! frutas devem ser sempre o carro chefe, em natura e em suco. Pães preferencialmente integrais, geleia artesanal, cremes e pastas naturais e bolos caseiros. essa não é a oportunidade para mandar balas ou doces.Eu sempre gosto de lembrar que não é por isso que você deve esquecer que criança merece ser criança! Então não é porque o lanche é saudável que deve ser ruim, feio ou pouco atrativo.

Algumas mães me questionaram muito sobre as frutas…”meu filho só come maçã e banana..,” ok! criança é extremamente seletiva sempre, e não espere que ela vá comer o que não vê os pais comento diariamente. Sê você não come mamão não espere que seu filho coma…. Independente disso, sempre mande frutas variadas para o lanche da escola, aquelas que você sabe que seu filho não come. Faça isso porque, o momento do lanche é um momento coletivo e certamente terá outra criança que goste da tal fruta por perto e essa criança de forma natural vai incentivar seu filhote a experimentar a tal fruta e quem sabe ele goste e passa a comer normalmente. Não mande alimentos muito açucarados, quanto mais açúcar mais sua criança ficará agitada na escola, e nenhuma professora ou professor merece isso!  sem contar que a agitação causada pelo açúcar impede que a criança se concentre e isso é muito ruim para o aprendizado.  Para que tudo fique saudavelmente atrativo, polvilhe sobre as frutas um pouco de granulado colorido, ou até alguns fios de chocolate.

OPA!!!!! mas eu acabei de falar que nada de alimentos açucarados….pois é! estou falando de biscoito recheado, de paçoca, bolo de chocolate com cobertura de chocolate, de refrigerante, xarope de guaraná… frutas com um pouco de chocolate para estimular a criança não é nada de mais.

Outra coisa muito importante é fazer algo prático, para que você de conta de fazer o lanche diariamente. então fa
ça um tabuleiro grande de bolo( com frutas e fibras) corte em quadrados, embale em plástico filme ou papel laminado e deixe separado para a semana toda. o mesmo com a salada de frutas, faça uma quantidade grande e deixe separada em potes individuais. Você pode fazer os sucos e congelar para a semana toda já em garrafinhas. Prepare uma fornada grande de biscoito caseiro e embale em porções diárias. Nos sanduíches de pão de forma integral vale muito mais sua criatividade para cativar a criança. Então use e abusa dos cortadores em formas divertidas.

Faça no fim de semana o Maximo de coisas que você puder e deixa preparado para que durante a semana seus compromissos diários não atrapalhem o lanche do seu filho. Use a criatividade na hora de embalar e enviar para a escola. E NUNCA BRIGUE COM SEU FILHO CASO ELE NÃO COMA! A introdução de alimentos em qualquer idade não deve ser assimilada com punição.

 

Abaixo vou deixar algumas receitas e dicas do que e como você pode enviar o lanche para seu filhote na escola.

SONY DSC

Bolo de banana integral sem açúcar

3 ovos

2 xic de aveia

4 bananas

2 chl sopa de fermento

(1/2) xic de oleo de girassol

(1/2) xic de uva passas

MODO DE PREPARO: bata tudo no liquidificador menos 1 xicara de aveia depois despeje em um recipiente e bota-se a xicara de aveia e mecha e bote ao forno…deixe por 25 minutos e retire e sirva-se rende 23 fatias grossas

Cookies de aveia e gotas de chocolate

 

Ingredientes

1 ovo

1 clara

2 colheres (sopa) manteiga de amendoim ou castanha

1 xícara (chá) farinha de aveia ou trigo integral

0,5 xícara (chá) aveia em flocos

3 colheres (sopa) açúcar mascavo ou de coco

2 colheres (sopa) óleo de coco

1 xícara (chá) farelo de aveia

1 colher (sopa) linhaça

40 gramas chocolate amargo em gotas

Modo de preparo

Se o óleo de coco estiver na consistência sólida, derreta rapidamente no microondas.

Junte o óleo de coco, o ovo, a clara e misture.

Acrescente os demais ingredientes e mexa com as mãos até formar uma massa.

Leve a geladeira por 30 minutos.

Faça bolinhas e amasse-as para formar o biscoito.

Coloque em uma forma e disponha as gotas de chocolate sobre os biscoitos.

Assem em forno médio por cerca de 15 a 20 minutos ou até ficarem crocantes.

Dicas:Para a receita ficar sem glúten, utilize aveia e derivados sem glúten.

Para a receita ficar ser sem lactose, utilize chocolate sem lactose.

Se não achar o chocolate em gotas, corte o chocolate em pedacinhos pequenos e utilize da mesma forma.

 

Beijos da Nutri!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *